Notícias do Corinthians

Pioneiro de lema do Corinthians fala sobre as manifestações das Brabas sobre Cuca

As manifestações surgiram a partir da contratação de Cuca para ser o novo técnico do Corinthians

Por Pedro De Oliveira

As manifestações surgiram a partir da contratação de Cuca para ser o novo técnico do Corinthians

Nos últimos dias, o Corinthians tem sido palco de diversos protestos e manifestações em relação ao acerto com o técnico Cuca. Nesta segunda-feira, Adilson Monteiro Alves, pai do presidente do clube, Duilio Monteiro Alves, e um dos idealizadores da Democracia Corinthiana, se pronunciou sobre os acontecimentos recentes.

 

Adilson postou uma foto do protesto das jogadoras do time feminino em seu perfil no Instagram e escreveu um texto citando os movimentos democráticos que existiram no clube há mais de 40 anos: "RESPEITA AS MINA, DEMOCRACIA CORINTHIANA, e outros são movimentos do CORINTHIANS, do TIME DO POVO (fundado por operários há 113 anos), de seus torcedores, associados, dirigentes, atletas e funcionários".

A estreia de Cuca no comando do Timão ocorreu no último domingo, mas o jogo terminou em uma derrota por 3 a 1 para o Goiás, na Serrinha. Enquanto a partida acontecia, o time feminino do clube emitiu uma nota conjunta contra o novo comandante. As jogadoras e a comissão técnica reforçaram o posicionamento do Respeita as Minas e a luta pelos direitos das mulheres.

"RESPEITA AS MINA, DEMOCRACIA CORINTHIANA, e outros são movimentos do CORINTHIANS, do TIME DO POVO (fundado por operários há 113 anos), de seus torcedores, associados, dirigentes, atletas e funcionários. A DEMOCRACIA CORINTHIANA, que existe há mais de 40 anos, pressupõe direitos, como a liberdade de opinião e expressão, mas também deveres, divisão de funções e atribuições. Como tenho repetido desde o dia em que assumi nosso futebol, no final de 1981, e não havia democracia: jogador joga, técnico técnica, diretor dirige, torcedor torce. Cada um responde por seus atos e todos têm o direito e o dever de se expressar, contra tudo e contra todos, até mesmo contra a ditadura, que vigiava na época. E todos, em conjunto, amam, trabalham e lutam pelo TIMÃO", publicou Adilson Monteiro Alves nas redes sociais.

"As Brabas, nossas queridas atletas campeãs, e nosso orgulho, conhecem e vivem essa filosofia e, democraticamente, assim como fizeram muitos de nossos atletas através da história, se manifestaram. Vão Brabas! VAI CORINTHIANS!", concluiu Adilson Monteiro Alves.

 

O surgimento dos movimentos

O Corinthians é um clube que valoriza a democracia e a liberdade de expressão, e a Democracia Corinthiana foi um movimento que surgiu em meados dos anos 80, durante a ditadura militar, e que permitiu que os jogadores tivessem voz ativa nas decisões do clube. Esse movimento ficou marcado na história do Corinthians e continua sendo um exemplo de democracia e cidadania para muitas pessoas. O Respeita as Minas é um movimento que surgiu em 2018, quando o time feminino do Corinthians se tornou campeão brasileiro.

Tópicos


Mais notícias