Notícias do Corinthians

Como respostas de 2012 podem podem ser vitais em 2022

Tite foi o treinador do título da Copa Libertadores da América há 10 anos, pelo Corinthians

Por Pedro De Oliveira

Tite foi o treinador do título da Copa Libertadores da América há 10 anos, pelo Corinthians

Corinthians do início da década passada foi um prelúdio do que seria Tite pela Seleção Brasileira. O treinador teve como principais títulos o bicampeonato do Campeonato Brasileiro da Série A (2011 e 2015), a Copa Libertadores da América (2012) e o Mundial de Clubes (2012).

O time de 2012 tinha um apoio defensivo muito grande dos laterais. Alessandro e Fábio Santos, no clube até hoje, não eram super apoiadores ofensivos, mas faziam um papel muito importante tanto defensivamente, como na construção das jogadas.

Mais notícias do Corinthians:

Ele é acusado de espalhar fake news, teve contrato cancelado pelo Timão, mas não se arrepende
Ex-presidente do Corinthians absorve postura de Flamengo

Fábio e Alessandro ainda não jogavam por dentro, como muitas vezes atuam Alex Sandro e Danilo, mas eram fundamentais na construção de jogadas e na manutenção da linha de quatro defensiva. Essa solidez defensiva sempre foi um dos trunfos de Tite.

Outro ponto que é notável enxergar do time campeão da Libertadores e a Seleção Brasileira é o ataque móvel. William, Emerson Sheik, Jorge Henrique, Romarinho e até às peças do meio de campo, Alex e Danilo, eram versáteis. Não existia um centroavante pesadão que só jogava de nove. Assim como é na Seleção Brasileira, onde Richarlison é o jogador mais avançado, mas não é um pivô clássico.

Título

Assim como foi entre 2011 e 2012, que o Corinthians empilhou títulos e Tite teve seu modelo de jogo praticamente sendo invencível, o treinador espera que isso se repita no comando da Seleção. Caso isso ocorra, esse seria o primeiro título mundial desde 2002, dirigido por Felipão.

 

Tópicos


Mais notícias