Notícias do Corinthians

Foi campeão no Corinthians, é amado pela Fiel, agora luta contra doença grave

Treinador fez história no futebol brasileiro, tanto por clubes, como pela Seleção

Por Pedro De Oliveira

Vampeta, Ricardinho e Parreira em ação

O dia 27 de fevereiro assinala o aniversário de um dos mais destacados treinadores do Corinthians neste século. Carlos Alberto Parreira, tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994, completa 81 anos nesta terça-feira e recebeu uma bela homenagem do clube pelo qual conquistou os títulos da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo em 2002.

"Campeão do Torneio Rio São Paulo e da Copa do Brasil como técnico do Timão, o aniversariante desta terça-feira (27) é o técnico Carlos Alberto Parreira! Parabéns pelos 81 anos, professor!", escreveu o Corinthians.

Ícone nacional por sua conquista na Copa do Mundo nos Estados Unidos, Parreira chegou ao Corinthians em janeiro de 2002, após passagens por diversos clubes e seleções ao redor do mundo. O técnico permaneceu no Timão por apenas um ano, mas conseguiu alcançar o topo do futebol brasileiro e quase conquistou uma inédita Tríplice Coroa.

Logo no primeiro semestre de 2002, Parreira conduziu o Corinthians à conquista de dois títulos em um intervalo de apenas três dias. Entre 12 e 15 de maio, o clube levantou a taça da última edição do Torneio Rio-São Paulo, no Morumbi, contra o São Paulo, e o troféu da Copa do Brasil diante do Brasiliense, no Distrito Federal.

Meses mais tarde, o Corinthians esteve a um passo de conquistar três títulos em uma única temporada pela primeira vez em sua história. Contudo, os comandados de Parreira terminaram como vice-campeões do Brasileirão, disputado com sistema de grupos e eliminatórias na época.

Apesar do curto período, Parreira fez história

A final do Brasileirão contra o Santos, em 15 de dezembro de 2002, acabou sendo o último jogo de Parreira à frente do Corinthians. O treinador aceitou um convite da CBF para retornar à Seleção Brasileira e se despediu do clube após apenas um ano. No entanto, esse período foi suficiente para o técnico deixar sua marca na história alvinegra.

Ao todo, Carlos Alberto Parreira esteve à frente do Corinthians em 66 jogos. O saldo foi de 36 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, com aproveitamento de 62% dos pontos disputados. Além disso, a equipe marcou 117 gols (média de 1,77 por partida) e sofreu 82 gols (média de 1,24).

Tópicos


Mais notícias